InovaCampinas reúne mais de 6 mil pessoas e contabiliza 1,5 mil reuniões de negócios  – Fabiano Moreira

Prefeitura de Paulínia marcou presença no evento realizado nos dias 24 e 25 de outubro

Para inserir Paulínia na rota do desenvolvimento, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico marcou presença na 5ª edição do InovaCampinas, o maior evento de empreendedorismo e inovação do interior.

Realizado nos dias 24 e 25 de outubro, o evento chegou ao fim com excelentes resultados: seis mil visitantes, 1.500 reuniões de negócios entre grandes companhias e pesquisadores e mais de 100 empresas que apresentaram suas tecnologias e produtos na área de exposição.

Para Paulínia, de acordo com o secretário Rui Rabelo, foi mais uma grande oportunidade de atrair empresas e investimentos. “Durante estes dois dias tivemos a chance de mostrar nossa cidade para empresários de todo o Brasil. A RMC é, sem dúvida, uma das mais promissoras regiões do país e é nosso dever colocar Paulínia em posição de destaque na corrida do desenvolvimento”, afirma Rui.

Ainda segundo Rui, a presença das prefeituras tem como fundamento começar a educação qualificada desde o berço, prestigiar o conhecimento da tecnologia e da inovação e levar isso as camadas da população em todos os níveis.

Realizada pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi) – que integra mais de 20 instituições -, o evento contou com a presença de empresários, empreendedores, instituições de pesquisas, universidades, investidores, startups, estudantes e público em geral interessado nas novidades tecnológicas e inovações desenvolvidas no ecossistema da região.

Um dos destaques da programação foi a realização da rodada de negócios entre pesquisadores e grandes empresas no Speed-Dating Open Techs, promovido pelo Movimento 100 Open Startups e Rede Inova São Paulo. Mais de 1,6 mil tecnologias desenvolvidas em cerca de 100 instituições de pesquisa e universidades foram cadastradas para a rodada. Desse total, 211 projetos foram selecionados para as reuniões a partir do interesse das empresas. Do total de 1,5 mil reuniões realizadas, cerca de 200 negócios foram efetivamente iniciados e já estão em andamento.

Além da rodada, o evento contou com 13 conferências simultâneas realizadas em três auditórios voltados para as temáticas de inovação, empreendedorismo, TI e agronegócio. No primeiro dia de programação, foram realizadas conferências voltadas ao agronegócio, Internet das Coisas, empreendedorismo feminino, painéis sobre transformação digital entre outros. Já no segundo dia, o evento teve como destaque conferências voltadas ao empreendedorismo de impacto social e alto impacto, indústria 4.0 e tecnologia.

Para o presidente da FFCi e diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Eduardo Gurgel do Amaral, o InovaCampinas é uma iniciativa para fortalecer o ecossistema empreendedor e inovador da região. “O evento é uma forma de inspirar a troca de experiência. A organização é da Fundação Fórum, mas o conteúdo é de importantes parceiros e nós   conseguimos reunir o que cada um tem de melhor. A base da inovação é essa interação e temos um caminho grande a percorrer para que Campinas se consolide como um player mundial”, afirmou.