Em disputa direta com 45 cidades, várias de porte bem maior, os atletas paulinenses melhoraram a performance de 2016 – Foto:Divulgação

O prefeito Dixon Carvalho interrompeu sua agenda administrativa nesta terça-feira, dia 6, e ao lado dos secretários Beto Cavallaro (Promoção Social) e Caio Carneiro de Campos (Esportes, fez questão de recepcionar e parabenizar parte dos atletas paulinenses que disputou os Jogos Regionais do Idoso (JORI). Com uma delegação que encarou de frente cidades de porte bem maior, os paulinenses mostraram sua força e terminaram na quinta posição dos JORI 2017, disputados em Americana. Com esse resultado, Paulínia consegue superar a atuação do ano passado, quando ficou na oitava posição.

Com todos alojados em seu gabinete, o prefeito Dixon afirmou que ficou orgulhoso com o resultado e que tem certeza de que toda cidade de Paulínia também. “Mesmo em época de crise e com poucos recursos, esse resultado me motiva em melhorar ainda mais a estrutura de vocês. Nosso objetivo é aumentar as atividades recreativas e as condições para isso. Estamos colocando a casa em ordem e vamos discutir com as secretarias de Esporte e Promoção Social para conduzirmos esse processo ouvindo a opinião de todos vocês. Adiantando um pouco, já discuti com profissionais da geriatria a possibilidade de instalarmos um Centro de Convivência e para isso estamos procurando um local agradável, longe de barulho, ideal para que vocês pratiquem suas atividades”, revela o prefeito.

Os grandes destaques individuais foram os atletas Fernando H. Queiroz, com dois ouros na natação, e Eclair da Silva Pinto, que reduziu sua marca no atletismo e brilhou com ouro nos 1.200 metros. O ouro também veio nas modalidades de Dança de Salão e Dominó, com as duplas Valdir Marques e Luzia Yolita Marques e Domingos Alexandre Feitosa e Antonio Correa dos Santos, respectivamente. Essas modalidades já estão com vagas garantidas no Jogos Abertos do Idoso (JAI), que será disputado em Sertãozinho de 18 a 22 de outubro deste ano.

Para chegar na quinta posição, as quatro medalhas de bronze conquistadas no Atletismo Masculino, Natação Feminina, Tênis de Mesa Feminino e no Vôlei Masculino 70 anos. Idu Albino Ribeiro chegou ao 3º lugar nos 2 mil metros, enquanto na Natação quem ficou com o bronze foi Maria Zavatini. No Tênis de Mesa, o bronze foi de Sandra Mimura. Todas essas modalidades, a partir de agora ficam na expectativa de também conseguirem vagas para os Jogos Abertos.

“Ficamos extremamente satisfeitos com o resultado e isso vai dar ainda mais ânimo para nos prepararmos não somente para os JAI, como também já projetando a edição do ano que vem dos JORI. Além de destacar a performance dos nossos atletas, faço questão de ressaltar o grande empenho dos nossos professores que, com muito esforço, cuidaram de todos os detalhes. E, como disse o nosso prefeito, a partir de agora vamos apoiar cada vez mais a participação dos nossos idosos. Ressaltou, ainda, que todos os nossos pedidos ao prefeito para facilitar nossa participação no JORI foram prontamente atendidos”, reforça o secretário Beto Cavallaro.

“Tenho certeza que todos estamos felizes e animados com os resultados dos senhores e das senhoras. Nossos professores estão de parabéns pelo empenho e vocês mais ainda. Ações integradas entre secretarias facilitam o trabalho. Vocês precisam ser exemplos para as novas gerações. O esporte congrega, sociabiliza e dá melhores condições de vida e saúde”, exemplifica Caio Carneiro.

Na avaliação da professora de Vôlei, Flávia Helena Tesch, Chefe da Delegação dos JORI, que dividiu os méritos com os demais professores, é preciso resgatar o histórico esportivo da nossa cidade que, em sua análise, ainda não tem uma tradição esportiva da qualidade dos adversários dessa região esportiva do Estado de São Paulo. “Com certeza, se divulgarmos o nosso trabalho, mais atletas irão aparecer para representar Paulínia. Muitos não sabem sequer que disputamos competições como essa de maneira séria e que somente atletas acima de 60 anos podem competir”, esclarece Flávia Helena.

O bronze do Vôlei 70

A equipe bronzeada do Vôlei contou com os seguintes atletas: Ademar Martins Alves, Alceu Acorsi, Aladir Mendes, Antonio Luiz Sobrinho, João Batista Cardoso, Lucílio Gregório, Pedro Walter Poggetti, Osvaldo Benedito Ferreira, Roberto Manzochi, Roberto Lopes, Manuel Alves Lins, Gesulino Cruz.

Demais modalidades

O resultado das demais modalidades, que também foram importantes para conseguir essa quinta posição inédita para Paulínia foram as seguintes: Atletismo Feminino – 7º lugar; Damas Feminino – 5º lugar; Damas Masculino – 7º lugar; Natação Feminino – 5º lugar; Natação Masculino – 7º lugar; Tênis de Mesa Feminino 70 anos; Tênis de Mesa Masculino 70 anos – 5º lugar. Vôlei Feminino 60 anos – 5º lugar; Vôlei Feminino 70 anos – 7º lugar; Tênis de Campo Feminino 60 anos – 5º lugar; Xadrez Masculino – 8º lugar.

Por:Denise Sciammarella